P-90s
Modelo de captador single-coil, mais antigo. Muito usado em guitarras Gibson, Também chamado de "soap-bar" (barra de sabão) devido ao seu formato. Hoje em dia, é normalmente instalado sem moldura, os primeiros modelos, possuíam uma moldura característica com um formato que parecia a orelha de um cachorro estes são os conhecidos "dog-ear" (orelha de cachorro). Sua sonoridade tem uma característica mais vintage (clássica) e um som mais anasalado. Usuários famosos : Pete Townshend (The Who), Neil Young (Crazy Horse/carreira solo),
Wallace Oliveira demonstrando o som dos captadores
estilo P90 no estúdio da Barramusic
estilo P90 no estúdio da Barramusic
seu pickup : Custom 90 SP90-3
Blade Pickups
Blade pickups, ou pickups em formato lâmina. Podem existir com qualquer outro formato, apenas não possuem polos (parafusos) visíveis no seu topo. Possuem um ímã em forma de barra, e uma única lâmina como polo. Possui a vantagem de captar o som por igual em toda sua extensão, mesmo quando o guitarrista aplica técnicas como "bends" ou "vibratos". Guitarristas de blues normalmente não gostam desse tipo de construção, pois acham que tiram a dinâmica do instrumentista, que é algo extremamente importante neste estilo. Normalmente utilizada em captadores de ganho altíssimo, esse modelo é preferido por guitarristas de heavy metal. Usuários famosos : Diamond "Dimebag" Darrell (Pantera/DamagePlan), Nuno Bettencourt (Extreme), Dave Murray (Iron Maiden (em algumas de suas Fenders).
Dimebag Darrel com sua Washburn com captador blade na ponte |
Canal Oficial da Seymor Duncan Demonstrando
seu pickup : SH-13
JazzMaster
Estilo P-90s com tamanho único, somente encontrados neste modelo de guitarra. Estes pickups foram desenvolvidos para tentar capturar o som suave e quente que os guitarristas de jazz estavam exigindo, no final de 1950 : John Lipfert (Chief Beef), Troy Van Leeuwen (Queens of Stone Age).
Captador Jazzmaster
a guitarra Jazzmaster
Troy Van Leeuwen com sua Fender Jazzmaster Signature
|
Jaguar
Estilo Single-Coils de tamanho único, somente encontrados neste modelo de guitarra. Usuários famosos : Elvis Costello (Possui e gravou com Jaguar), John Frusciante (Red Hot Chilli Peppers) e Kurt Cobain (Nirvana).
Captador Jaguar |
John Frusciante com uma Fender Jaguar |
seu pickup : Antiquity II
Filtertrons
Usados exclusivamente nas mais variadas guitarras Gretsch, possui som de humbucker, porém com mais brilho e um pouco mais de ruido.
Bono Vox com sua guitarra Gretsch signature com captadores Filtertrons |
Lipstick Pickups
Captador Lipstick
Jimmy Page ( Led Zeppelin ) com uma guitarra Danalectro com os captadores Lipstick |
seu pickup : Lipstick
Charlie Christian
Pickups de jazz, desenvolvidos pela Gibson , foi um dos primeiros captadores magnéticos para guitarras elétricas.
Captador Charlie Christian
Charlie Christian com os captadores 'Charlie Christian' |
Piezo
Eles possuem um timbre bem diferente, também têm a vantagem de não captarem campos magnéticos indesejáveis e produzem bem menos realimentações que microfones. Muitas vezes utilizam-se também os captadores magnéticos, para produzir um som mais amplo e realista.
Diferente de captadores magnéticos, os captadores piezoelétricos funcionam com altíssima impedância, chegando até 10 V rms, tornando essencial o uso de pré-amplificadores. . Usuários famosos : John Petrucci (Dream Theather), Alex Lifeson (Rush).
John Petrucci com sua guitarra Music Man signature com captadores piezo embutidos |
Rickenbacker
Utilizados com exclusividade nas guitarras Rickenbacker, possui um som brilhante e ruido baixo. Usuários famosos : John Lennon (The Beatles), Roger (The Byrds).
John Lennon com uma Rickenbacker |
Splitar/Defasar/Coil-Tap
Muitos captadores com mais de uma bobina, possuem 4 fios condutores, que permitem as mais diversas ligações entre as bobinas. Um recurso comum é o "coil-Tap" ou "split", que nada mais é que ligar apenas 1 bobina das 2 do captador. Tirando assim de um humbucker por exemplo, um som muito próximo a um single-coil. Normalmente quando se "splita" causa-se também o ruido do single-coil, assim, basta voltar a chave a posição "humbucker" para que o ruido encerre. Este tipo de ligação normalmente é feito de duas maneiras : mini-toggle (uma mini-chave de duas posições, para alternar entre "split" e humbucker. Push-Pull (ou Push-Push), potenciômetro (normalmente de Tom ou volume) que pode ser "puxado" para cima, ativando assim o modo "split" e empurrado de volta para baixo, voltando a posição humbucker. Equivocadamente, se refere a isso como "defasar" o captador, enquanto na verdade, isso não é defasar, é apenas "separar" (Splitar) as bobinas. Pode ocorrer de dar defasamento, quando somente 1 captador é splitado,ou, quando tem mais captadores ligados ao mesmo tempo. Normalmente o que se faz é "splitar" todos os captadores para que isso não ocorra. Muitos instrumentistas gostam do som "fora-de-fase".
Ligar em paralelo/Série
Em captadores com mais de 1 bobina, temos mais opções de ligação, caso este possua 4 fios condutores. Muitos músicos gostam do som mais cheio e com mais força da ligação em série. Outros preferem o som mais aveludado, mais atenuado, das ligações em paralelo. Questão de gosto, puramente, já que ambas as opções, possuem mais os menos as mesmas características sonoras, e interagem com o som e dinâmica do músico da mesma maneira.
Bom, entre esses diferentes tipos de ligação, mais a combinação de diferentes pickups,circuitos e ligações, podemos conseguir praticamente qualquer timbre que desejarmos. (Isso sem levar em conta os milhares de outros fatores que influenciam no timbre tais como : madeiras utilizadas na guitarra, modelo, construção das guitarras, amplificadores, potência, alto-falantes, válvulas, transistors, cabos, pedais, rede elétrica, palhetas, cordas, guitarrista).
0 comentários