Visita à fabrica da Mesa Boogie | Janeiro de 2014 por Beto Laureano
By Beto Laureano - 08:11
Mesa Boogie... O que dizer?
Marca de amplificadores fundada por Randall Smith habita à décadas meu imaginário, um sonho de consumo que já foi uma utopia e hoje é realidade no meu dia a dia como musico.
Seu poderoso e imponente som sempre me chamou a atenção e por diversas vezes me vi divagando e sonhando acordado com aquele som. Tive um pedal V-Twin nos anos 90 que era sensacional.
Uma época da minha vida em que a internet não existia ainda na Barramusic. Fui obrigado a vendê-lo nos tristes meses de janeiro e fevereiro onde a demanda de alunos na E.M.B caía drasticamente. Em 2014 consegui comprar novamente esse pedal, hoje muito valorizado pois saiu de linha à muito tempo!
Esse pedal merece um post e assim será feito!
O dólar em 2013 estava com um valor convidativo e fomos eu, Felipe Arman, Wilson Marques, Alexandre Guedes e Eric Leister à NAMM, a maior feira de instrumentos musicais do mundo. Com minha paixão em mente resolvi ir de Los Angeles à San Francisco só para conhecer a fábrica da Mesa Boogie, 7 horas de viagem... Só para ir! Achei que eu era louco mas todos toparam e na volta ainda fizemos uma parada para conhecer a fabrica da DW Drums. Melhor fabrica de bateria do mundo.
Infelizmente como empreendedor ainda não tive a oportunidade de revender esses amplificadores. Por razões comerciais desde que a Barramusic entrou na internet ( 2005 ) a marca ainda não teve um distribuidor que seja parceiro da Barramusic, mas nosso dia chegará, mais cedo ou mais tarde seremos Dealer da marca no Brasil, afinal não custa sonhar.
O objetivo desse post não é escrever a historia da Mesa Boogie porem sem a mesma o texto não seria completo. Sugiro a leitura desse artigo gentilente cedido pelo musico Jorge Lopes que tem um blog espetacular!Agradeço a gentileza do Jorge!
http://maquinasdemusica.com/amplificadores/11/a-historia-dos-amplificadores-mesa-boogie/
Blog: http://maquinasdemusica.com/
Logo pela manhã chegamos à fabrica e fomos muito bem recebidos pelo gerente de vendas John. Já no inicio da visita eles nos levou ao local onde Randall Smith trabalha nos dias atuais. Um verdadeiro laboratório onde ele desenvolve os produtos. Por uma questão de data não fomos recebidos pelo próprio mas aquele momento foi tão marcante que esse fato não diminuiu o impacto daquele momento, estávamos diante dos protótipos que Randall montou nas ultimas décadas que fizeram e fazem parte da historia do rock. Ali estavam os amplificadores onde foram testadas as inovações desse gênio da eletrônica como Multi canais, atenuador de potência send/return entre outras! Randall Smith afirma que não tem planos de fabricar produtos na China ou em países asiáticos. Ele diz: "Deixa isso para os outros" Abaixo o link para a pagina da fabrica com as patentes que a mesma possui:
http://www.mesaboogie.com/support/patents.html
Para mim foi como estar em um museu, só que não gosto de museus. Então finalmente entendi a paixão que as pessoas tem por esses lugares e os tratam como sagrados!
O que nos chamou a atenção na fabrica é o expediente de trabalho adotado pela mesma. Os funcionários trabalham 4 dias por semana. Trabalham 2 horas a mais em, cada dia e tem um fim de semana com 3 dias de duração. Segundo John, nosso host, esse é um dos grandes motivos da longevidade dos funcionários da empresas, muitos com mais de 10 anos de casa. Isso esta em minha cabeça para um dia aplicar na Barramusic!
Nosso companheiro de viagem fez um breve relato do que chamou sua atenção. Wilson destaca a atenção que nos foi dispensada por diversos funcionários, assim como eu a parte marcante da visita foi a sala de protótipos destacou ainda a preocupação com que o som dos "amplis" sejam homogêneos e porque usam soldas eletrônicas. Elas evitam sobras ou falhas nas soldas. O estoque de matéria prima para fazer o acabamento e a qualidade das embalagens foram pontos destacados pelo Wilson.
Ainda nos lembrou que a Origem do nome da empresa veio de um encontro de Randall Smith com o mundialmente famoso guitarrista Santana que adorou o som do amplificadores. Santana citou que o "ampli" tinha muito "Boogie", o que se chamava Mesa Engineering, então passou a ser chamado de Mesa Boogie. Citou também a racionalização do estoque, fazem as compras de acordo com a demanda assim como a produção dos amplificadores, ou seja, não existe amplificadores prontos a disposição das lojas, eles são fabricados depois que as lojas e distribuidores ao redor do mundo fazem os pedidos. O famoso "just in time".
.
Nosso grande amigo Wilson Marques no
momento de nossa chegada a fabrica.
Video oficial da fabrica
Imagens valem mais que palavras!
Segue abaixo as melhores imagens da nossa aventura
clique nas fotos para ampliá-las
clique nas fotos para ampliá-las
Os famosos protótipos citados no inicio da matéria
Parede oposta da sala de trabalho de Randall Smith
Estoque de componentes eletrônicos
Nosso host John explicando como
são montadas as placa dos amplificadores
Linha de montagem das placas
Reparem nas placas mães prontas
no canto inferior direito
Wilson Marques e Alexandre Guedes
Os desejados pedais da empresa em sua gênese
Linha de montagem...
... continua
Amplificador de baixo WalkAbout
Uauuuuu! como diriam os mais jovens: \o/
Bela imagem
Wilsom Marques
Acabamento indecentemente bonito e perfeito
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/
Até a próxima reportagem em uma outra fabrica!
0 comentários