YouTube: bom para a música, bom para os músicos
By Anônimo - 12:11
O acervo do YouTube parece infinito, tamanha é a variedade de conteúdo. Para quem gosta e/ou vive de música, a plataforma é um verdadeiro paraíso, pois permite encontrar desde vídeos e imagens raras de shows até os últimos lançamentos e novidades do meio musical. Isto inclui novos clipes, novas músicas, fofocas (por que não?), instrumentos, vlogs, enquetes, lives e muito, muito mais.
Para
artistas novos e desconhecidos, o desafio é divulgar seu trabalho e conquistar relevância
em meio a tantos colecionadores de likes e views. Claro que o talento e a qualidade
das músicas são pré-requisitos fundamentais, mas a busca por espaço no YouTube
tem seus segredos e técnicas, largamente difundidas por quem já chegou lá ou
por aqueles que se autointitulam “especialistas em marketing musical”.
Conhecer
o playbook do Youtube é um bom começo, pois nele se encontram os primeiros
passos e boas dicas para a promoção de negócios (sua música é o seu negócio,
não esqueça). Se você tem alma de artista é quer conseguir o seu lugar ao sol
de forma somente espontânea, não se preocupe: há várias dicas para isso também.
Entre
elas, a produção de “covers” está entre as mais recomendadas, pois, sendo bem
feitos, costumam atrair a atenção de quem gosta da música e, em alguns casos,
do próprio autor ou intérprete, o que amplia exponencialmente as chances do seu
vídeo viralizar. Neste caso, vale dar preferência a músicas de artistas que
interagem frequentemente nas redes sociais.
Criar
um canal, ou vlog, é uma estratégia interessante, pois permite a você ter
controle sobre o conteúdo, cujo foco, naturalmente, será o seu trabalho. Não
tem dinheiro para produzir clipes? Peça para filmarem suas apresentações e
poste. Seja criativo e alimente o seu canal com frequência. Fale sobre seu
processo de composição, mostre pequenos trechos das suas novas músicas em um
dia, no dia seguinte apresente o restante, crie intimidade com os seguidores,
seja autêntico. E busque referências e exemplos do que já deu certo.
Canal da BarraMusic tem entrevistas e outras atrações
A
BarraMusic (barramusic.com.br) respira música 24 horas por dia, e o seu canal no Youtube - que
estreou em março deste ano e já conta com mais de 8.500 inscritos - é um ponto
de encontro para quem quer conhecer as últimas novidades em guitarras e outros
instrumentos, além de assistir a entrevistas com verdadeiras feras das cordas e
da música de uma forma geral.
A
iniciativa, fruto de um investimento de 30 mil reais, é rara no Brasil e
oferece aos usuários o acesso a informação de qualidade e conteúdo sempre
relevante, produzido com responsabilidade e conhecimento de causa. A criação do canal é mais um passo da
BarraMusic no sentido de ampliar o contato com seu público, apaixonado por
música. A presença no YouTube abre mais um espaço de exposição e troca de
ideias e informações sempre atualizadas sobre músicos, marcas e tendências.
Vídeos
com nomes como Robertinho de Recife, Ozielzinho, Fernando Magalhães (Barão Vermelho),
Ney Nakamura (Presidente da Tagima), Marcos Brandão (da Pride Music, importadora
oficial da Fender no Brasil), e o guitarrista Carlos Maranhão, entre muitos
outros, estão no acervo do canal, comandado por Beto Laureano, proprietário da
BarraMusic, que ressalta que isto é apenas o começo, pois muitas novidades
ainda virão por aí.
Coberturas de feiras de instrumentos musicais, lives frequentes e
bate-papos pra lá de animados com gente que ama e vive da música são outras
atrações do canal. Quer conhecer mais? Clique aqui: BARRAMUSIC
0 comentários